quinta-feira, 19 de julho de 2007

Palavra como vida

Milagre de Lanciano

Numa homilia ouvi uma frase que não consigo esquecer: “E o Verbo se fez carne - não se fez papel!” Foi um tiro certeiro. O que se diz aí de Jesus ( Jo 1,14) vale para cada cristão, para todos nós: não podemos deixar a Palavra de Deus degenerar em papel!

Jesus, a própria Palavra de Deus, não registrou nada por escrito – só uma vez ele “escreveu no chão, com o dedo” (Jo 8,6). Não: com todas as fibras do seu ser ele transformou a Palavra de Deus em vida e dessa forma a comunicou aos outros. Também os apóstolos mantiveram essa linha. Depois, graças a Deus, os evangelistas, Paulo e alguns outros (bem mais tarde) transcreveram algo; não fosse isso, nós não teríamos hoje o Novo Testamento.

Mesmo assim vale, com maior razão, o princípio fundamental: A Palavra de Deus só pode ser comunicada com credibilidade por meio do nosso próprio testemunho de vida. É uma missão exigente. Será que nós estamos fazendo tudo o que está em nosso poder para transmitir à próxima geração a nossa fé com credibilidade - isto é, por meio da nossa vida?

É um exame de consciência ao qual eu - e todos nós, espero - quero me submeter. Peçamos a Deus a coragem para isso e a Sua misericórdia toda vez que não o conseguimos…

Hans-Peter Röthlin
Presidente Internacional da Ajuda à Igreja que Sofre

Nenhum comentário: