sábado, 2 de agosto de 2008

Se teu olho é simples

“A lâmpada que ilumina o corpo é o olho. Se teu olho for transparente, ficarás todo cheio de luz”. (Lc 11,34)

Em todos os próximos que encontras no teu dia, da manhã à noite, vê neles Jesus.

Se o teu olho é simples, quem olha por ele é Deus. E Deus é amor, e o amor quer unir, conquistando.

Quantos, errando, olham as criaturas e as coisas para possuí-las! E esse olhar é egoísmo, ou inveja ou, seja como for, pecado. Ou olham para dentro de si para se possuírem, para possuírem as próprias almas, e esse olhar é apagado, porque perturbado ou entediado.

A alma, porque imagem de Deus, é amor; e o amor, voltado sobre si mesmo, é como a chama que, não alimentada, se apaga.

Olha para fora de ti, não para ti, nem para as coisas, nem para as criaturas: olha para Deus fora de ti para unir-te a Ele.

Ele está no fundo de cada alma que vive e, se morta – ou seja, não está na graça de Deus, é tabernáculo de Deus, que ela espera para alegria e expressão da própria existência.

Olha, portanto, cada irmão amando; e amar é doar. Mas dádiva chama dádiva, e serás por ele amado.

Assim, o amor é amar e ser amado, como na Trindade.

E Deus em ti arrebatará os corações, acendendo nesses corações a Trindade que neles repousa quem sabe, pela graça, mas neles está apagada.

Não acendes a luz em um ambiente – mesmo havendo a corrente elétrica – enquanto não fizeres a ligação dos pólos.

Do mesmo modo é a vida de Deus em nós: deve ser posta em circulação para ser irradiada fora testemunhando Cristo: o único que une o Céu à terra, o irmão ao irmão.

Olha, portanto, cada irmão doando-te a ele para doar-te a Jesus, e Jesus se doará a ti. É lei de amor: “Dai e vos será dado” (Lc 6,38).

Deixa-te invadir pelo irmão – por amor de Jesus –, deixa-te “consumir” pelo irmão – como outra Eucaristia –; coloca-te todo a seu serviço, que é serviço de Deus, e o irmão virá a ti e te amará. E no amor fraterno reside o cumprimento de cada desejo de Deus que é mandamento: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros” (Jo 13,34).


O amor é um Fogo que compenetra os corações numa perfeita fusão.

Então, encontrarás em ti não mais a ti mesmo, não mais o irmão; encontrarás o Amor, que é Deus vivente em ti.

E o Amor sairá para amar outros irmãos porque, tendo o olhar simplificado, encontrará a si mesmo neles e todos serão um.

E ao teu redor crescerá a Comunidade: como os doze, os setenta e dois, milhares… como ao redor de Jesus.

É o Evangelho que, fascinando – porque Luz em amor – arrebata e arrasta.

No final, quem sabe, morrerás numa cruz, para não seres maior do que o Mestre, mas morrerás por quem te crucifica, e assim o amor terá a última vitória. Mas a sua seiva, difusa nos corações, não morrerá.

Frutificará, fecundando, alegria e paz, e Paraíso aberto.

E a glória de Deus crescerá.

Mas é preciso que tu sejas, aqui na terra, o Amor perfeito.

Chiara Lubich.

Palavra de Vida - agosto de 2008

Para este mês, o comentário da Palavra de Vida foi extraído de uma clássica meditação de Chiara Lubich, “Se teu olho é simples”, que ajuda a compreender e a colocar em prática essa passagem da Escritura segundo a Espiritualidade da Unidade. (cf. Ideal e luz, São Paulo : Brasiliense/Cidade Nova, 2003, p. 122; Atração do tempo moderno, São Paulo : Cidade Nova, 1983, p. 156)



5 comentários:

Dennys Silva-Reis disse...

QUE O SENHOR PURIFIQUE NOSSO OLHAR

Madeleine K disse...

Amei este Blog! Que lindo! Já tá linkado! Sim, Jesus nos nossos olhos sempre! Para segui-Lo aonde for, perseguir o Seu Amor e buscá-Lo em todos os lugares e dentro de todas as pessoas. Lindo, lindo! Obrigada por partilhar esse lindo texto e nos trazer a Luz do Amado! Bjos em Cristo!

Madeleine K disse...

Obrigada, querida, por todo o seu carinho que mostra bem a sua disponibilidade ao próximo em Cristo Jesus, o nosso Amor Maior. Disponibilidade e doação, sinais claros de que o olhar da alma vai sendo transformado, no decorrer do caminho, em "Olhar de Deus". Obrigada por tudo! Fiquei muito feliz com o convite! Que honra! Carinhos de Deus, minha irmãzinha...Jesus Amado e Maria Santíssima lhe abençoem , e a todos daqui, sempre e muito! Mil bjos carinhosos!

Madeleine K disse...

Amada irmãzinha Laurie, desculpe-me o tempo mas somente agora entrei no email. Já aceitei. Depois vou lhe enviar um email para tirar algumas duvidazinhas. Deus Amor lhe pague por tudo! Mil bjos no Amor!

Mustafa Şenalp disse...

çok güzel site. :)